Novidades

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Tom Strong: Terror na Terra Obscura

TOM STRONG: Terror na Terra Obscura
VERTIGO/PANINI (Agosto de 2016 – R$ 27,90)
ROTEIRO: Alan Moore
ARTE: Chris Sprouse (e convidados)














"Santa Pinoia! De agora em diante, vamos roubar dinheiro de nossas mães e colecionar tudo da ABC!"



Dando continuidade ao primeiro (e excelente) encadernado do título da família Strong, este segundo encadernado consegue trazer boas histórias, de sci-fi, comédia, ação, e aventura, embora, no geral, eu o considere inferior ao primeiro. Se no volume um tivemos acesso as origens de Tom, a formação e apresentação de sua família, algumas aventuras e inimigos, esse segundo volume traz histórias mais descompromissadas e simples, justamente pela estrutura adotada ao longo das sete edições da revista.

Se em boa parte as histórias do primeiro encadernado eram meio que divididas em dois plots que se relacionavam (por exemplo a primeira história de jimmy turbo, contada junto a origem de Tom), a maioria das edições aqui possui três histórias distintas, que por mais que às vezes se situem uma após a outra cronologicamente, funcionam de maneira separada, focando mais em um ou outro personagem. A primeira edição, por exemplo, conta com uma aventura de Tom Strong numa espécie de velho oeste, com 8 páginas, seguida de outra focada em Timmy e seus amigos, terminando com uma aventura solo de Tesla Strong. A estrutura é interessante, pois permite diversas brincadeiras (e referências) que são divertidíssimas, como a história que se passa num universo alternativo em desenho animado, ou quando diversas versões de universos alternativos aparecem (um Tom Tarzan, outro meio Lex Luthort, etc), além de dar mais destaque a personagens como Tesla e Dhalua. No entanto, lendo todas essas edições seguidas, num encadernado, acaba cansando um pouco, justamente por você acabar lendo MUITA coisa diferente, coisas que acabam destoando uma da outra com o passar da leitura, o que, ao meu ver, acaba prejudicando um pouco o todo, já que algumas histórinhas são bem bacanas, já outras acabam sendo esquecíveis.

As revistas 11 e 12 contam a história que dá título ao encadernado. "Terror na Terra Obscura" vai na contramão das edições citadas acima. Um pouco mais longa e aprofundada, trata do encontro de Tom Strong com uma versão sua de um "mundo paralelo", que precisa de ajuda para salvar seus amigos e planeta de uma grande ameaça.

Outro destaque é a edição 13 (capítulo seis do encadernado), uma espécie de homenagem ao Capitão Marvel. Quatro versões de Paul Saveen, arqui-inimigo de nosso herói, se juntam para derrotá-lo em diferentes épocas e realidades. Destaque para a arte do universo em desenho animado, e a parte que emula a arte clássica das revistas antigas do Capitão.

Tom Strong volume 02 é um bom quadrinho. Com diversas referências e histórias descompromissadas e divertidas, além de possuir muito bom humor. Diversão é a regra geral para as histórias, que não se levam muito a sério e brincam consigo mesmaa aqui e ali. A leitura é recomendada, apesar do preço meio salgado para um encadernado com menos de 200 páginas.








Atos Finais