Novidades

30 de maio de 2017

Os Filhos de Anansi

Pois bem, pois bem! Eae, galera, beleza? Aqui quem fala é o PCB, e hoje vamos falar um pouquinho sobre um livro que me surpreendeu: Os Filhos de Anansi. Vamos lá:
Charlie Nancy/Fat Charlie é um cara comum, com uma vida bem simples: um trabalho medíocre em Londres; um patrão detestável; uma noiva carinhosa, mas que tem uma mãe insuportável, etc. Nada surpreendente.

Porém, duas notícias inesperadas acabam quebrando a mesmice na vida de Charlie. Tudo começa quando ele recebe uma ligação de uma velha conhecida informando que o pai de Charlie, Sr. Nancy, faleceu. Assim, ele precisa voltar aos Estados Unidos para acompanhar o funeral de seu pai.
Lá, Charlie acaba recebendo uma segunda notícia inesperada: ele tem um irmão, do qual nunca ouviu falar, sendo que, para encontrá-lo, Charlie só precisa pedir pra uma aranha chamá-lo. Eventualmente, Charlie realiza este convite, e ele acaba encontrando seu irmão, Spider.

Todavia, esta descoberta não é exatamente agradável; afinal, Spider possui a mesma personalidade sedutora e confiante que o pai deles, Sr. Nancy, possuía – algo bem diferente da timidez e seriedade de Charlie. Se não bastasse, Spider vai interferindo mais e mais no cotidiano de Fat Charlie, a tal ponto que acaba provocando conflitos de proporções inesperadas...

Os Filhos de Anansi se passa no mesmo universo de Deuses Americanos – algo negativo pra mim, pois não gostei da exagerada aura de mistérios sobrenaturais em D.A. Porém, Os Filhos de Anansi me surpreendeu ao focar em relações mais humanas, deixando o sobrenatural em segundo plano. O centro da história não é sobre o deus Anansi, ou sobre poderes místicos, mas sim sobre a relação entre dois irmãos bem diferentes, que se conheceram há pouco tempo e que estão aprendendo a conviver. 

Assim, você se abre pra ler uma história divertida, leve, sem expectativas pra algo grandioso ou épico. Tudo isto na escrita excelente de Neil Gaiman (mesmo sem gostar do roteiro de Deuses Americanos, gostava de como era escrito).

Os Filhos de Anansi é um livro bem humorado, curtinho, sobre uma família sobrenatural bem normal – pais que embaraçam os filhos; irmãos que brigam; deuses africanos vingativos... nada (muito) incomum. 

Atos Finais