Novidades

16 de maio de 2017

Band of Brothers

Pois bem, pois bem! Eae, galera, beleza? Aqui quem fala é o PCB, e hoje falaremos sobre uma minissérie um pouco antiga da HBO, mas que você precisa assistir: Band of Brothers.
Band of Brothers é uma minissérie de 2001, com o padrão típico HBO: orçamento milionário; trama grandiosa (2ª Guerra Mundial); aspectos técnicos de direção e arte impecáveis; envolvimento de nomes famosos na produção (S. Spielberg e T. Hanks); etc. Estes elementos juntos acabam criando uma história incrível e emocionante, que deve ter entrado no ranking de melhores séries de vários espectadores.

A série conta a história da Easy Company, um batalhão militar de paraquedistas que liderou diversas frentes de batalha na 2ª Guerra, ao longo de diversos territórios dominados pelos nazistas, tendo uma das campanhas mais bem-sucedidas deste conflito. Porém, vemos logo nas primeiras cenas de cada episódio – que apresentam relatos de alguns dos sobreviventes – que os heróis da E Company eram homens comuns, que só se tornaram heróis pois superaram seus medos e decidiram lutar em prol da liberdade.
Todo capítulo tem momentos fenomenais, que mostram não só o lado mais popular da 2ª Guerra (tiroteios em trincheiras; Dia D), mas também alguns acontecimentos que conhecíamos pouco ou que sequer imaginávamos - você sabia que havia jovens americanos que tiveram que se mudar para a Alemanha e lutar do lado nazista só porque seus pais resolveram defender a filosofia ariana? Evidente que, com tantas cenas incríveis, a série te faz passar por momentos de alegria e de choro (o campo de concentração...).

Pra nos levar ainda mais pra dentro da guerra, a série apresenta cada episódio sob o ponto de vista de personagens diferentes. Em muitos episódios acompanhamos Richard Winters, comandante admirável da E Company, mas em outros vemos o conflito pelos os olhos de soldados de baixo escalão, ou pela perspectiva do médico da companhia. O bacana é perceber, no final, como cada um destes homens trabalhou em conjunto com os demais, garantindo a vitória.
No fim, Band of Brothers é um retrato poderoso e impactante da 2ª Guerra Mundial, que apresenta como homens comuns só conseguiram sobreviver a um conflito totalmente irracional e desumano através da confiança naqueles ao seu redor. Imperdível.


Atos Finais