Novidades

21 de outubro de 2016

Top 7 podcasts recomendáveis

Pois bem, pois bem! Eae, galera, beleza? Aqui quem fala é o PCB, e em comemoração ao Dia do Podcast (segundo o Aguaman), trago a vocês sete indicações de podcasts, escolhidas pelos nossos redatores:


AGUAMAN – Cinema em Cena: Falecido há algumas semanas, o podcast Cinema em Cena sempre foi diferenciado pela forma de tratar cinema. Ao contrário de outros podcasts que têm proposta mais “zuera/engraçaralha”, o CemC sempre tratou os assuntos com um pouco mais de seriedade, sem ser chatão ou pedante. Além dos participantes, que foram mudando com o passar do tempo, os convidados do podcast – alguns deles professores, pesquisadores ou meros fãs cinéfilos – sempre acrescentavamm bastante nas discussões.

Como destaque, as duas grandes séries do podcast: “Grandes diretores” & “Grandes Filmes”. Dentre estes destaco: podcast 117 (Orson Welles); podcast 107 (Woody Allen); podcast 147(Os Bons Companheiros); podcast 144 (Casablanca); podcast 151 (Macunaíma); e outros excelentes. Infelizmente, mais um podcast morto em 2016; mais um que já tá fazendo falta.

ASZARAEL – SciCast: o podcast sobre ciência que torna o aprendizado de ciências simples e descomplicado, explicando o funcionamento das coisas de uma maneira simples e divertida. Lembra muito o nosso querido Mundo dr. Beckman, porém em formato de podcast.

C. BETHÂNIA – Linha Quente (jogabilidade): integrando o feed “não games” do site, nesse cast os participantes respondem perguntas enviadas pelos ouvintes, e apenas o host Caio Corraini as conhece de antemão, então “é tudo na surpresa e no improviso”.

A dinâmica entre os participantes é bem descontraída, mas ainda assim, existe espaço para perguntas mais sérias. Como todos os programas do site, possui um alto nível de qualidade em áudio, edição e identidade. Curto e quinzenal, é um cast fácil de maratonar e certamente irá proporcionar boas risadas.

CAPITÃO – Quem Somos Nós?: o QSM é um cast completinho, sempre traz especialistas para a discussão, além de ter séries para os assuntos mais variados. O host tenta extrair do entrevistado respostas que sanem todo tipo de dúvida, de todos os tipos de pessoas/grupos diferentes. Recomendo bastante a série mais recente sobre filósofos.

DANIEL CURIO – Gugacast: como o próprio podcast se apresenta, é o espaço para que pessoas contem as histórias épica das de suas vidas, aquelas que demoram uns 40 minutos para serem contadas.

Mas a verdade é que os programas servem para você perceber que sua vida é vazia e está sendo desperdiçada... e conta com bônus como análises de músicas e resumos de séries, das maneiras mais improváveis possíveis.

PAPACO: Um Homem Muito Burro e Uma Mulher Muito Burra Também: se você está acostumado com o "formato padrão" de podcasts, a ideia de um programa inteiro sustentado apenas por dois participantes pode te assustar, mas Ronald e Raquel conseguem fazer com que suas conversas sobre os mais variados assuntos se tornem um podcast extremamente divertido.

PCB – Spoilers: mais uma das coisas incríveis que só conheci por indicação de uma pessoa do site... o Spoilers é um site que fala sobre séries, composto por mulheres e caras homossexuais... já sentiu o choque em relação aos outros casts que você escuta, só com homens, que insistem que não machistas (mas que vez ou outra soltam uma piadinha desnecessária)???

Assim, enquanto você escuta esta equipe incrível conversando de maneira muito divertida e muuuuito bem informada, você ainda é confrontado com outras experiências de vida e visões que com certeza te farão uma pessoa mais compreensiva (hora de descobrir que feminismo não é palavrão).

(pra acessar os casts citados, é só clicar em seus nomes, em itálico, ou nas imagens)

Então é isso aí, galera. Conhecem alguns dos podcasts recomendados? Eu também não, mas já estou indo atrás da maioria deles. Indiquem aí também outros casts excelentes para eu ficar ouvindo enquanto jogar Skyrim.

Atos Finais