Novidades

8 de setembro de 2016

Fast Reviews: Guerras Secretas: X-Men 1



Original: Secret Wars: Age of Apocalypse 1-5
Editora: Marvel / Panini
Roteiro: Fabian Nicieza
Arte: Gerardo Sandoval e Iban Coello

No meu coração juvenil, Era do Apocalipse ainda é uma das coisas mais legais que a Marvel já fez. A qualidade é duvidosa? É. Tem coisas boas e coisas ruins? Tem. Mas me divertiu muito na época e até me fez desejar que essa fosse a linha do tempo oficial da editora.

Tomado por essa nostalgia, fui correndo para a banca para comprar essa revista. E posso afirmar que ela é bem fiel ao material original, com coisas boas e coisas ruins, coisas de alta qualidade e de qualidade duvidosa.

Fabian Nicieza, o autor, foi também um dos escritores envolvidos na saga original. Dessa maneira, fica fácil para ele entregar um material com a mesma pegada daquelas histórias que lemos lá na década de 90. Por um lado, fiquei frustrado, esperando que pudesse ser uma continuação do original, mas há certas incongruências e invencionices que não me desceram muito bem, como colocar Emma Frost como mulher do Magneto, no lugar que antes era ocupado pela Vampira. Não sei se em alguma dessas histórias que revisitaram esse universo isso foi explicado.

Mas o ponto mais baixo dessa revista, sem dúvida, é a arte de Gerardo Sandoval, que rabiscou as três primeiras edições. Se, por um lado, o estilo dele lembra o de Roger Cruz quando mimetizava o Joe Madureira, por outro parece que ele está apenas fazendo uma caricatura dos personagens. Já não curtia o desenho dele em Guardiões 3000 e vou fugir de qualquer coisa que traga o nome de Sandoval.


Atos Finais