Novidades

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Fast Reviews: Guerras Secretas: Homem-Aranha 1



Original: Secret Wars: Spider-Man Renew Your Vows 1-5
Editora: Marvel / Panini
Roteiro: Dan Slott
Arte: Adam Kubert


Esse tie-in de Guerras Secretas tinha tudo para resgatar o Homem-Aranha esquecido pela cronologia da Marvel, com filha, com esposa, com uma evolução natural na vida do Amigão da Vizinhança. Se, por um lado, a história deixa a desejar, por outro há coisas positivas.

Ame-o ou odeie-o (beijo, Polvo), Dan Slott é um cara que gosta de inventar com o Aranha. E, para um personagem que constantemente volta ao seu status quo original, isso é bem positivo. Nessa história, ele mais uma vez inventa, imaginando como seria aquele Peter Parker que perdeu a filha, mas não perdeu noites de sono por causa disso, se sua família não tivesse sido desmembrada.

A trama, contudo, é preguiçosa. Surge um novo vilão, que quer por algum motivo matar todos os heróis e tomar seus poderes. E todo mundo morre menos uma meia dúzia de três ou quatro que permanecem por aí escondidos ou aposentados. Esse é o caso de Parker, que ainda tem a preocupação de esconder os poderes de sua filha, para que ela também não se torne alvo.

Como pai, gostei de ver a postura de Peter. Ele leva às últimas consequências a proteção de sua família, chegando a cruzar limites que o Homem-Aranha tradicional não cruzaria. Acho que isso poderia ser melhor explorado, mas acabou ficando superficial, com poucas consequências para o herói e algumas vezes nas entrelinhas.

O vilão, ao final, mostra que não é um simples vilão e que tinha um objetivo relativamente nobre, mas é tão mal trabalhado que nem conseguimos criar empatia com ele. E as versões apresentadas dos heróis e vilões nessa realidade nem são dignas de comentários.

No fim das contas, seria muito mais interessante ver como essa família se comportaria no universo tradicional da Marvel e não em uma linha do tempo apocalíptica. Mais uma edição mezzo acertada mezzo fracassada das Guerras Secretas.


Atos Finais