Novidades

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Fast Reviews: Tex Edição Histórica nº 96 (El Muerto)

Tex Edição Histórica nº 96 (El Muerto)
Editora: Mythos
Roteirista: Guido Nolitta (pseudônimo de Sergio Bonelli)
Artista: Aurelio Galeppini / Claudio Villa (capa)

História publicada também em: Tex nº 112 (1980), Almanaque Tex nº 7 (2001), Tex Coleção nº 242 (2007) e Tex Apresenta: Especial Sergio Bonelli (2013)


Tida por muitos como a maior história de Tex de todos os tempos, El Muerto é mais uma vez publicada no Brasil, em edição única. Nas 186 página que compõe esse épico, somos apresentados a Paco Ordoñez, um bandido impiedoso que começa a atacar pessoas próximas a Tex, objetivando confrontar o ranger texano em um duelo, marcado para acontecer no cemitério do vilarejo Pueblo Feliz.

Publicada na Itália em 1976, a história é uma homenagem declarada a Trilogia dos Dólares de Sergio Leone. Desde o instrumento utilizado para iniciar o duelo final, ao ritmo cinematográfico com que a trama é conduzida. Existe uma tensão crescente conforme El Muerto demonstra que está disposto a cometer qualquer vilania para atrair a atenção de Tex, até mesmo balear Kit Willer, o filho do herói.

Entre emboscadas, assassinatos, tiroteios e reviravoltas, os desenhos de Galeppini ambientam magistralmente a história, em especial o seu uso de luzes e sombras. Alguns leitores mais novos podem estranhar o ritmo narrativo, mas esta publicação não se tornou um clássico por acaso, e é uma ótima opção de leitura por quem busca entender o porquê do ranger de camisa amarela acumular tantos fãs ao redor do mundo.

E tal como em meu review anterior, sou obrigado a comentar que infelizmente esta edição, apesar de seu formato pequeno e papel simples, é comercializada por um preço pouco acessível devido ao seu público restrito. Porém, com tantas republicações, quem sabe você não encontra esse épico em um sebo pertinho de você? Vale a pena procurar.

Atos Finais