Novidades

17 de junho de 2016

Fast reviews: Vagabond vol. 2

VAGABOND vol. 2
PANINI (abril de 2016 – R$ 17,90)
TAKEHIKO INOUE

Como vimos no volume passado, Takezo foi fazer uma breve visita a Miyamoto, sua vila antiga. Porém, um mal entendido fez com que ele se visse cercado por inimigos. Nesta edição o vemos enfrentando e fugindo de seus opositores, aceitando a alcunha de demônio sanguinário pela qual é chamado.

Porém, tudo muda quando ele conhece Takuan, um monge que diz a Takezo que a verdadeira força não está em seus braços ou em seu instinto assassino. A única pessoa que consegue fazer Takezo baixar sua postura é Otsu, sua amiga de infância. Cabe a Takuan e Otsu fazerem Takezo perceber que violência desenfreada não serve de nada, e que ele é mais do que isso.


Quando li esse volume pela 1ª vez eu não gostei muito, pois não senti muita empatia pelos personagens (até porque tivemos personagens no vol. 1 que não voltaram; porque me apegaria a esses, se poderia ocorrer o mesmo?), e porque o ritmo é mais lento. Porém, gostei mais ao reler, sendo que o grande foco deste volume é o desenvolvimento espiritual de Takezo, aprendendo um pouco sobre o valor da vida dos outros e da sua, inclusive. Afinal, ser um samurai é muito mais do que ser um excelente espadachim.




Atos Finais