Novidades

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Fast Reviews: Star Wars Legends – Darth Vader: O Clamor das Sombras



Star Wars: Darth Vader And The Cry of Shadows 1-5 / Star Wars Legends – Darth Vader: O Clamor das Sombras

Editora: LucasFilms-Dark Horse / Panini

Roteiro: Tim Siedell

Arte: Gabriel Guzman (com capas de Felipe Massafera)


A sensação que eu tenho com as HQs de Star Wars é de que elas nunca saem do lugar. Afinal, Luke, Leia, Han, Vader e companhia nunca estarão em perigo real, já que sabemos pelos filmes quando cada um morre (dos que já morreram, claro). E não dá pra contar uma história grandiosa envolvendo estes personagens, por a apoteose de suas vidas são os feitos retratados no cinema. Vou considerar apenas as histórias envolvendo os personagens centrais passa essa avaliação, ignorando aqueles que existem apenas no universo expandido.

As histórias que se destacam para mim são aquelas que conseguem fugir um pouco disso dando destaque para alguém que não existe nos filmes. Esse é o caso de O Clamor das Sombras. Na história, acompanhamos a trajetória de um antigo clonetrooper que se torna braço direito de Darth Vader.

Apesar de o início da história dar a entender que o clone teve uma participação muito relevante nas conquistas do Lorde Sith e isso ficar um pouco aquém da verdade (ele só foi importante em dois episódios específicos, pelo que o encadernado mostra), é bom ver pelos olhos do protagonista a influência dos Jedi e do Império na galáxia.

A história tem muitas falhas (como a apresentação do clone Kaddak, que promete ser um bom antagonista, mas nem arranha a superfície disso, e a maneira apressada como o último confronto se resolve) e nem precisava ter o nome de Vader na capa, mas sabemos que é isso que vende o gibi. E a Panini tem feito um trabalho interessante publicando encadernados (Darth Vader, Boba Fett e Darth Maul, em especial), mas acho que poderiam explorar mais outros títulos, que tirem o foco dos heróis e vilões dos filmes.



 

Atos Finais