Novidades

7 de junho de 2016

Fast Reviews: Star Wars Legends – Darth Maul: Lorde Sith



Star Wars Darth Maul 1-4, Star Wars Tales 9-10 / Star Wars Legends – Darth Maul: Lorde Sith

Editora: LucasFilms-Dark Horse / Panini

Roteiro: Ron Marz (Darth Maul e Ressorreição) e Christian Read (Sem nome)

Arte: Jan Duursema (Darth Maul), Rick Leonardi (Ressorreição) e Chris Slane (Sem nome)


Se há um consenso de que Star Wars – Episódio 1: A Ameaça Fantasma é um filme péssimo, há também quase uma unanimidade de que uma das poucas coisas boas da obra de 1999 é seu vilão: Darth Maul. O aprendiz de Palpatine foi mal aproveitado e morreu prematuramente, mas continuou no imaginário do público. Prova disso são as histórias desse encadernado, todas publicadas entre 2000 e 2001, ou seja, com o filme ainda fresco na memória dos fãs.

O encadernado reúne três histórias. A primeira é a minissérie em quatro edições Darth Maul, assinada por Ron Marz e Jan Duursema. É a melhor coisa desse compilado lançado pela Panini. Na trama, que se passa antes do filme, Maul deve destruir o grupo Sol Negro, a mando de Palpatine. São umas cem páginas de muita ação e pouco diálogo. Empolga, mas não acrescenta muita coisa.

Na segunda história, Ressurreição (também de Marz, dessa vez ao lado de Leonardi), a qualidade cai um pouco. Na busca pelos planos roubados da Estrela da Morte, Darth Vader chega a um planeta onde se depara com um Maul de volta à vida. Não fica muito claro se é um clone, um simulacro ou o próprio falecido Sith. Interessante apenas para ver os dois malvadões se enfrentando. E só.

A última, Sem nome, de Christian Read e Chris Slane, é o ponto mais fraco da edição. O negócio é tão ruim, tão ruim, que nem me dá vontade de comentar. Para não passar em branco, conta a história de como Maul começou a usar aquele sabre de luz de duas lâminas.



 

Atos Finais