Novidades

18 de abril de 2016

11 Animes que podem deixar (ou não) você mais esperto

Pesquisei "animes educativos" no google imagens, e pensei, porque não né?!

Bem piranhetes, a IGN americana fez esse post que eu realmente curti, então resolvi traduzi-lo.

Obs.: fiz(ou não) alguns acréscimos no fim de de cada tema com minha opinião sobre o anime ou sobre outro anime que tem algo a ver com o tema. Divirtam-se - ou vistam suas roupas e caiam fora.


 Basta mencionar a palavra anime para a maioria das pessoas e eles evocam imagens de heróis de cabelos espetados jogando bolas de fogo e meninas mágicas transformando em trajes de marinheiro. Mas anime não é apenas sobre over-the-top explosões e guardiões galácticos. Ele também pode ser uma valiosa ferramenta educacional. Aqui estão onze animações que ensinam tudo de microbiologia à economia.

  • Arte: Bakuman


Os estudantes Moritaka e Akito são aspirantes a artistas de mangá profissional, conhecido também como mangaká, mas o caminho para o sucesso é longo e difícil. Os dois amigos (e, por extensão, o público) deve aprender tudo, desde a diferença entre um G-Pen e uma Kabura Pen para criar um storyboard. Se você tem uma paixão pelo desenho e leitura de mangá, vá para Bakuman.   (Encontrado no Hulu)
Acréscimo: embora eu não tenha assistido esse anime até o final, ele representou muito pra mim. Sempre fui "aspirante" a quadrinista, acho que todo mundo que colecionou ou coleciona HQs acaba em algum momento tentando arriscar alguns traços. Por mais que meu foco hoje seja os quadrinhos americanos, passei uma longa parte da infância tentando copiar mestres como Akira Toriama e Yoshiyuki Sadamoto, além de muitos outros. Vale ressaltar que Bakuman é dos mesmos caras que fizeram Death Note.

  • Ciência da Computação: Serial Experiements Lain


Serial Experiements Lain é um pouco datada e definitivamente estranho, mas Lain faz uma viagem louca através da internet, é informativo sobre como era estar online. O anime cobre tudo, desde processadores de computador para os benefícios e perigos do ciberespaço. Se você ama computadores e quiser assistir a pessoas passando por uma crise existencial, Serial Experiments Lain é para você. (Encontrado em Funimation / Hulu)
Acréscimo: encontrar Serial Experiments Lain nessa lista foi uma grata surpresa, pois em alguma dessas revistinhas da vida (Herói/AnimeDO) eu li sobre Lain e fiquei com muita vontade de assistir, lembro-me também de ter um poster na parede do meu quarto só porque a arte era muito foda. Bem, agora que re-descobri Serial Experiments Lain, com certeza vou assisti-lo.

  • Economia: Spice & Wolf


Business-savvy Kraft Lawrence atende a inteligente deusa da colheita Holo fora de uma pequena aldeia. Juntos, eles decidem viajar de castletown para Castletown trocando diferentes mercadorias para conseguir dinheiro e ver o mundo. Enquanto assistir, esteja preparado para aprender sobre câmbio, movimentações no mercado de ações, e como fazer transações comerciais inteligentes (ou não tão inteligentes). Se você ama a economia e personagens bem escritos, este anime é para você. (Encontrado em Funimation / Hulu)

  • História: The Rose of Versailles


The Rose of Versailles tem lugar no tribunal de Marie Antoinette e mostra a Revolução Francesa através dos olhos de Lady Oscar, uma espadachim capturada na batalha entre a nobreza francesa e os camponeses que eles oprimem. Embora ele se passe profundamente no reino da ficção, The Rose of Versailles mostra pessoas e eventos reais, tornando-se uma maneira divertida de aprender história. (Encontrado em Crunchyroll / Hulu)
Acréscimo: a história da Revolução Francesa por se só já é interessantíssima, em forma de anime então.

  • Economia Doméstica: Food Wars!


Food Wars! é uma comédia irreverente que segue o protagonista Soma em sua jornada para se tornar o melhor chef do mundo. É também uma aula de culinária episódica, desde pratos com apareência maravilhosa a receitas e técnicas de cozinha reais. Um anime perfeito para quem gosta chefs em todos os lugares. (Encontrado em Crunchyroll / Hulu)
Acréscimo: aproveitando a brecha de Food Wars!, vale apena dar uma olhada em Toriko, que com certeza não tem pratos e técnicas de cozinha realistas mas é um ótimo anime de humor e aventura com essa mesma temática.

  • Idioma: Michiko & Hatchin


Michiko & Hatchinsegue segue os ensaios e atribulações da criminosa Michiko e como ela tenta reunir seu ex-namorado com sua filha. Embora o anime não seja focado na aprendizagem de uma língua, o título de cada episódio é em Português, meses são contados em Português, e algumas palavras de calão portugueses são jogados na mistura. Se você sempre quis aprender uma língua latina, Michiko & Hatchin é uma boa maneira de começar. (Encontrado em Funimation / Hulu)
Acréscimo: esse é mais um que vai para minha lista de animes pendentes. Eu pessoalmente não conheço nenhum anime que traga algo de nossa cultura, e esse fator por si só já me parece inovador para esse tipo de conteúdo.

  • Matemática: Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider


Tente dividir os números de um a dez em dois grupos. Em seguida, multiplique todos os números dentro de cada grupo. É possível que os montantes sejam iguais? Não, por que? Um dos grupos contém um sete, então a soma será um múltiplo de sete. Mas não há sete no outro grupo, de modo que a soma não pode ser igual. O que torna sete um número muito solitário.

Assim explica o gênio do mal Michiko Magata neste mistério de assassinato onde os protagonistas devem usar matemática e lógica, a fim de encontrar um assassino escondido em uma ilha isolada. Se você gosta de quebra-cabeças e de coisas macabras, The Perfect Insider é sua xícara de chá. (Encontrado em Crunchyroll)
Acréscimo: lista, lista, lista...


  • Música: Sound! Euphonium


Sound!Euphonium é um conto doce, que segue a ascensão de uma banda escolar alta, uma vez que tenta fazer Nationals. Enquanto assiste, você vai aprender um pouco sobre a técnica de respiração, insultos labiais, e termos como solfejo. Se você ama bandas e quer uma boa história com boa música, não procure nada além de Sound! Euphonium. (Encontrado em Crunchyroll)


  • Ciência: Moyashimon: Tales of Agriculture


Moyashimon: Tales of Agriculture segue as aventuras hilariantes de Sawaki Tadayasu, um aluno do primeiro ano na Universidade Agrícola que pode ver e interagir com minúsculos micróbios. Sua capacidade milagrosa acaba colocando Sawaki em todos os tipos de situações loucas, incluindo a produção de formulas ilegais. Cada episódio maliciosamente ensina sobre micróbios e como eles afetam o meio ambiente. Fãs da biologia tomem nota. (Encontrado em Crunchyroll)
Acréscimo: esse também via para minha lista facilmente. Premissas inovadoras me deixam muito curioso.

  • Esporte: Haikyu!!


A prática faz a perfeição, o trabalho em equipe é incrível, e a amizade é mágica. Estas são apenas algumas das coisas que aprendi com Haikyu!!, uma comédia de esportes que vai fazer você rir ao mesmo tempo que ensina os conceitos básicos de vôlei colegial. (Encontrado em Crunchyroll / Hulu)
Acréscimo: definitivamente esportes não fazem parte do meu cotidiano, mas vale indicar também os bem conceituados, Slam Dunk e Kuroko no Basket, ah! não pense que esqueci do clássico, Super Campeões.

  • Teatro: Skip Beat!


Kyoko está em uma missão de vingança contra o figurão de Hollywood que terminou com ela. Seu plano envolve tornar-se uma atriz famosa, em seguida, esfregar seu sucesso no rosto do rapaz. Claro, as coisas não são assim tão simples, já que Kyoko tem habilidades de atuação zero. O que é ótimo, porque, como ela está aprendendo a agir o público também está aprendendo com ela. Se você gosta de comédia e quer entender melhor o negócio do entretenimento, Skip Beat! é ótimo para você. (Encontrado em Crunchyroll)
Acréscimo: cansei...

Animes são divertidos, mas também é um veículo maravilhoso para o ensino - mais-ou-menos né. Pois é, deixem ai os animes que te ensinaram algo útil, inútil também vale.

Atos Finais