Novidades

quinta-feira, 31 de março de 2016

Aquamito, o rei dos sete mares



Quando eu era moleque, a referência que a gente tinha de super-heróis era o desenho dos Superamigos. Ali estava todo mundo que importava e, sem dúvida, quatro heróis faziam mais sucesso que os demais: Superman, Batman, Robin e o Aquaman.

Eu?


Sim! O Aquaman era um personagem muito foda quando eu era criança, mas em algum momento dos anos 80 para cá ele deixou de ser sinônimo de fodacidade e passou a ser motivo de piada. É uma pena, pois é um herói com características bem interessantes e fases sensacionais nos quadrinhos. Mas, analisando friamente, o Aquaman está realmente à altura de ser o senhor de três quartos da superfície terrestre? Eis alguns motivos para te convencer de que ele é o cara.

O Aquaman faz mais do que simplesmente falar com peixes. Ele é um telepata com habilidades para influenciar até criaturas não aquáticas e se comunicar diretamente com outras pessoas. Além disso, ele tem enorme velocidade, pode se projetar para fora da água com grandes saltos, tem super força e é quase invulnerável, para conseguir sobreviver às grandes pressões dos oceanos.
 

A mulher dele também é uma heroína. Ela atende pelo nome de Mera e é tão poderosa quanto ele, podendo até manipular a água. Esqueça a Lois Lane caindo de prédios ou a Gwen Stacy sendo jogada da ponte. A Mera pode se virar sozinha e botar os vilões para correr.

Ele lida com perdas verdadeiras. Seja o filho, Arthur Curry Jr, assassinado pelo Arraia Negra, ou sua mão esquerda, devorada por piranhas, as coisas que acontecem na vida do Aquaman tem grande impacto sobre ele. Isso, é claro, até o próximo reboot.

Ele comanda exércitos. Se o Batman tem a Batfamília para patrulhar Gotham, que tal um exército inteiro de Atlantes invadindo a superfície? E digo mais... e se eles estiverem sendo auxiliados por toda sorte de criaturas marinhas? Espero sinceramente que você não more em uma cidade litorânea!


Ele fundou a Liga da Justiça. E não tinha Superman e Batman para ajudar. Ao lado de Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde e Ajax (sim, é Ajax mesmo), ele enfrentou Starro, a estrela do mar espacial. E se você está torcendo por um filme da Liga em breve, o Aquaman tem papel importante no surgimento do grupo.


Ele já mandou um dos melhores “chupa Marvel” de todos os tempos. Lá na década de 90, no auge dos crossovers, as duas maiores editoras de heróis decidiram fazer um grande evento com seus principais personagens, em que cada um lutava com um “equivalente”. Sobrou para o Aquaman enfrentar o Namor e ele encerrou a batalha jogando uma orca em cima do sujeito de sunguinha e asas nos tornozelos. Ponto pra DC!


Ah, e se você quiser conhecer algumas curiosidades sobre o personagem, saiu essa semana um vídeo contanto um pouco mais sobre ele.

Atos Finais