Novidades

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

São Jorge - Danilo Beyruth

Pois bem, pois bem! Eae, chuchus, beleza? Aqui quem fala é o PCB, e hoje vamos falar sobre a HQ São Jorge, do Danilo Beyruth (que é dividida em dois volumes). Vamos lá:




(lembrando que a HQ já foi comentada no OQTP #12)

TRAMA: Jorge é o soldado perfeito do império romano: um bom lutador; justo, obediente e fiel a seus comandantes. O soldado perfeito em um império já em decadência, tomado de intrigas e conspirações que envolvem comandantes invejosos e conflitos entre religiões...

Estes dois últimos problemas citados atingem especialmente a vida de Jorge: um superior ganancioso busca afastá-lo mandando-o para uma vila isolada enfrentar um suposto “dragão”... se não bastasse este problema, o bom soldado ainda tem que enfrentar um imperador que se opõe ao cristianismo, religião de Jorge, o que o leva a ter que decidir entre sua vida e sua fé...




EAE, VALE? O primeiro volume - "soldado do império" - apresenta os personagens principais da história (se baseando em diversos clichês pra isso); contextualiza o império romano na época de Jorge (contextualização meio confusa e desimportante); e mostra o início da batalha entre Jorge e o “dragão” (luta bacana, com uma base mais verossímil).

O segundo volume - "a última batalha" -  é mais interessante que o primeiro, e nos mostra: a empolgante resolução da luta entre Jorge e o “dragão”; e a decadência da carreira de Jorge, por não querer abrir mão do cristianismo, que acaba sendo a parte mais interessante da HQ, mostrando a força de vontade de Jorge – apesar das tentações – que acabou transformando-o numa lenda.



No geral, é uma boa HQ, valendo a compra caso ache os dois volumes juntos, já que um acaba sendo imprescindível para o outro (lembrando que o 2º é o melhor). A HQ tem falhas visíveis no roteiro e formatação (porque dividir em dois volumes?), mas apresentar uma história interessante ao focar na luta de Jorge por sua crença e fé.


NOTA: 7/10


Atos Finais