Novidades

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Valente - Vitor Caffagi

Pois bem, pois bem! Eae chuchus, tudo certo? Aqui quem fala é o PCB, e hoje vamos falar sobre uma excelente série de gibis nacionais criada por Vitor Caffagi, e que eu tenho o maior orgulho de ter na estante do quarto: Valente. Vamos lá:




Valente é um jovem comum, que adora ver filmes de ação (principalmente Rocky Balboa, no caso dele); que joga RPG com seus amigos; que se amarra em um bom sanduíche com muita carne e queijo; etc. Porém, como a vida não é feita só de coisas boas, Valente também tem que enfrentar os típicos problemas do jovem comum, como suportar as aulas de educação física e pegar o busão lotado. E claro que não poderia faltar na vida de Valente aquela coisa adorada e odiada na vida do jovem comum: o amor.



Acima de tudo, Valente é uma história sobre amor. Mas não aquele amor idealizado de filmes românticos, ou extremamente pessimista, que tende ao fim. O jovem Valente lida com as experiências amorosas que muitos de nós encaramos em nossa vida de adolescente, jovem, ou mesmo adulto, sendo impossível não se identificar e sorrir com várias experiências enfrentadas pelo jovem.


Assim, ao ver a saga do jovem Valente, nos relembramos de situações que nós mesmo vivemos, como aquela paixonite que começou do nada, mas que logo virou algo grande na sua cabeça; aquele momento em que seu coração ficou dividido entre duas pessoas; a horrenda experiência de perceber que a pessoa amada não gosta de você; a magnífica emoção de ser correspondido; entre outros momentos clássicos na vida de toda pessoa.



Ao longo de quatro encadernados já lançados - VALENTE PARA SEMPRE; VALENTE PARA TODAS; VALENTE POR OPÇÃO; VALENTE PARA O QUE DER E VIER – vamos vendo como o jovem Valente vai aprendendo a lidar com essas situações, e como vai crescendo com isso.


Vale citar ainda, relembrando o início do texto, que por mais que os corações dos jovens sejam em muitas fases repletos de paixões, nem só disso é feita a vida. Assim, Valente vai aprendendo também a importância de separar tempo para estar com os amigos; com a família; pra fazer o que gosta... etapas essenciais na vida de todos nós.




EAE, VALE? Valente é um gibi extremamente divertido e cativante, que envolve o leitor ao entregar não só uma boa história muito boa, mas que nos faz nos lembrarmos de momentos que muitos de nós vivemos; que estamos vivendo ainda; ou que viveremos no futuro. No fim, Valente nos lembra que, por mais que enfrentemos momentos dolorosos na vida (e como enfrentamos, hein?), o importante é ser valente pra continuar seguindo em frente, com alegria e confiança.


Nota: 10/10


P.S.: o preço de capa de cada um dos encadernados é R$15,00, sendo que volta e meia você acha mais barato na internet. Não tem desculpa pra não comprar.

Atos Finais