Novidades

28 de setembro de 2015

Dicas de Desenho do Lorde #002 - O Nascimento



O Dicas está de volta com um título filosófico!
Olá galera, como estão? 

Primeiramente vou explicar porque demorei pra postar esse dicas 02:

Como alguns de vocês sabem estou para lançar meu quadrinho autoral, Atos Finais, esse ano no FIQ. Em novembro, estarei lançando o primeiro capítulo do quadrinho, especialmente pra quem for no FIQ. Por essa razão, tenho estado muito ocupado para postar.

Se você não sabe o que é Atos Finais, ou já sabe, me deem um feedback do que estão achando até o momento! Se quiserem me dar dicas, críticas ou questionamentos, sintam-se à vontade! 

>> atosfinais.tumblr.com
>> https://twitter.com/ramos_pdi

Bom, vamos lá. 

Pensei em colocar nesse post, umas etapas do processo dos meus desenhos. Escolhi um dos personagens que mais gosto da Marvel, o Coisa. 

1. Esqueleto - Se você já tem alguma experiência, os desenhos acabam saindo naturalmente (meu caso), mas se não, uma dica essencial é a criação de um "esqueleto" para começar a ilustração. 

Notem que usei um background cinza, para não machucar os olhos com o tempo.


2. Definição da forma - Nessa etapa, você já tem uma ideia do caminho que quer tomar, e começa a detalhar certas partes do desenho. 

Notem que não há compromisso com a forma nessa etapa, pois você ainda está construindo a ilustração.
3. Detalhamento - Chega o momento de decidir o que você irá fazer com rascunho anterior. A cor azul ajuda na diferenciação dos traços do detalhe com os do rascunho. Abaixo, o detalhamento do rosto do Coisa.





4. Contorno principal - Depois de definir o esboço, partimos para o contorno principal, que já fará arte da ilustração final. Optei em fazer as pedras do peitoral como se fossem uma armadura natural, como a de um tatu. 

Na área das pedras, deixei algumas partes sem contorno para,
futuramente com as cores, dar impressão de realismo nas pedras
5. O Preto - Tome cuidado nessa parte: Pois em desenhos PB, como o preto representa a ausência de luz, você só o usara para mostrar a sombra completa. Como fiz abaixo.


6. Quase lá -  Nessa parte, deixei o fundo branco para aplicar algumas texturas no corpo do coisa. (Esponja e Ruido enganam como superfície rústica).

7. Finalizando - Com o desenho quase finalizado, apliquei algumas cores e tirei a saturação para deixar o desenho PB. Note que joguei um branco esfumaçado para aparentar a luz do ambiente em oposição à sombra. 



Desenho está finalizado em PB!

No próximo dicas, aplicação de cores e estudos de cores complementares!

Deixem suas dicas, críticas e feedback nos comentários!

Abraço!

Atos Finais