Novidades

20 de agosto de 2015

Top 5 - Led Zeppelin!!!


Hoje em homenagem aos 67 anos do cantor Robert Plant, e tentando tapar buraco até sábado quando lançamos o podcast, faremos um Top 5 com as melhores músicas da maior banda de rock de todos os tempos (#CholaMaisBeatles). Aumenta o som aí...

5- Immigrant Song

É a primeira faixa do terceiro álbum da banda , o Led Zeppelin III , lançado em 1970.

Sua letra é dedicada ao explorador da Islândia, Leif Eriksson, e faz explícita referência às conquistas vikings e a antiga religião dos povos nórdicos ("To fight the horde, singing and crying / Valhalla, I am coming!"). Cantada pela perspectiva dos vikings remando para o oeste da Escandinávia à procura de novas terras, seu ritmo regular evoca a determinação dos conquistadores e seus remos golpeando a àgua.


4- Since I've Been Loving You

Esse blues, também lançado em Led Zeppelin III, foi uma das primeiras músicas a ser preparadas para este álbum. O baixista John Paul Jones tocou órgão usando os pedais para a linha de baixo. Foi a única faixa do álbum que chegou a ser tocada em concerto pela banda antes do lançamento, mas foi considerada a mais difícil de ser gravada. Uma das histórias menciona o guitarrista Jimmy Page desistindo brevemente após inúmeras tentativas de gravar o solo. Aparentemente incapaz de conseguir o que queria, ele deixou o instrumento de lado e começou a caminhar pelo estúdio para tentar organizar as idéias. Do lado de fora da área de gravação havia um amplificador desligado, e foi este que ele acabou usando na gravação que ficou famosa. O engenheiro de som do álbum, Terry Manning, considerou o solo "o melhor de todos os tempos".


3- Rock n' Roll

Lançada em seu quarto álbum de estúdio Led Zeppelin IV, em 22 de fevereiro de 1971, com a participação especial do pianista Ian Stewart do Rolling Stones. Como diz seu título, a canção é baseada numa das estruturas mais populares do rock and roll, a progressão de blues de 12 compassos (em lá). "Rock and Roll" é uma das canções mais conhecidas do catálogo da banda.



2- Stairway to Heaven

É uma canção lançada também no Led Zeppelin IV. Muitas vezes, é considerada por especialistas e fãs como uma das maiores canções de rock de todos os tempos. Já foi sugerido por várias pessoas que a introdução da música é bastante parecida com a instrumental Taurus, gravada em 1968 pelo grupo Spirit. Em um programa de televisão em 1982, a Trinity Broadcasting Network, hospedado por Paul Crouch, foi alegado que havia mensagens ocultas contidas em muitas canções de rock popular através de uma técnica de pôr o disco pra tocar ao contrário. Um exemplo deste tipo foi em "Stairway". Várias versões da mensagem alegada existe. Uma tal interpretação lê:

Oh aqui está a meu doce Satanás.
Aquele cujo caminho pouco me faria triste, cujo poder é Satan.
Ele lhe dará os que com ele 666.
Houve uma pequena ferramenta galpão onde ele nos fez sofrer, triste Satanás.

Sendo verdade ou não, essa canção continua foda!


1- Kashmir

É considerada uma das canções mais bem sucedidas dos caras, lançada no álbum Physical Graffiti, e todos os quatro membros do grupo concordaram que esta foi uma de suas melhores realizações musicais. Segundo as informações recebidas, isso foi em parte devido ao antigo aborrecimento de ter que explicar letras de músicas, como a de "Stairway to Heaven". Em entrevista à revista Rolling Stone em 1988, Plant diz que "Kashmir" é a canção definitiva da banda. Igualmente disse, em um documentário em áudio, que amou a canção não somente por sua intensidade, mas também por não ser considerada heavy metal, rótulo que ninguém da banda gostava. Plant escreveu a letra em 1973 quando se encontrava no Deserto do Saara,  Marrocos, embora Kashmir seja o nome de uma região conflituosa na parte mais ao norte do sub-continente indiano, cujo território foi muito disputado entre China, Índia e Paquistão durante cerca de um milênio e hoje possui áreas ainda problemáticas governadas pelos três países. O primeiro título esboçado por Plant foi "Driving to Kashmir".


Bem, essa foi mais uma lista feita nas cochas, se gostou, bata palminha, se não, vai dar sua bundinha... E faz melhor.

Atos Finais