Novidades

19 de agosto de 2015

Game Dev. Tycoon (Review)

De gamer pra gamer.



Olá, como vão vocês? É, eu também achei que o blog tivesse morrido, mas tamos aí, né. Mas o post não é sobre isso, certo? Bora pro assunto principal...

Game Dev. Tycoon é um jogo desenvolvido pela Greenheart Games e lançado em 2012. Mas de que se trata o jogo? Bem, como vários dos jogos do tipo "Tycoon", Game Dev. é um simulador de uma desenvolvedora de Games. Você começa como um desenvolvedor de games nos anos 80, trabalhando na sua própria desenvolvedora independente, na sua garagem, sozinho, e deve lançar jogos para os Computadores e Vídeo Games da época pra tentar sobreviver e, claro, crescer e prosperar no nosso querido Capitalismo.

Criando o próximo fenômeno dos Games do lado do Carro e da maleta de ferramentas.

Mas a grande sacada do jogo é começar exatamente nos anos 80, sendo que a "história" principal durará pelos próximos 35 anos dentro do jogo. Dessa forma, quem conhece ou viveu toda essa época acaba ganhando pequenos presentes com os Easter Eggs  da coisa. É difícil não abrir um sorriso quando você vê a Ninvento entrando no mercado de games e, mais tarde, lançando o seu Super Ninvendo e o seu portátil Gameling. O Surgimento do Playsistem da Vony, a quebra de uma certa empresa por conta do seu Dreamvast..., enfim, a "história" do jogo vai passando por vários desses momentos históricos dos games, passando por quase todas as plataformas e consoles e chegando até a atual geração dos games. No final, você tanto pode lançar seus jogos para os consoles, PCs, portáteis, celulares e tablets.

Meu único jogo Nota 10 em todas as reviews. Quaisquer referências a membros desse blog são mera coincidência.
As mecânicas do jogo são bem simplificadas. No começo você vai só fazendo jogos mais básicos, ou fazendo trabalhos terceirizados para empresas. Assim você acumula pontos de pesquisa que mais tarde podem ser usados para destravar melhorias que podem ser implementadas ao seu game, além de melhorar os seus atributos, o que pode facilitar e melhorar o tempo gasto na produção dos games. Com o passar do tempo, você vai destravando diversas coisas, podendo investir em um local apropriado pra sua empresa, contratar funcionários, treinar os seus atributos e os dos seus funcionários, investir em stands e em marketing pesado para o seu game, investir na criação de novas engines com novas funcionalidades e inovações, o que consequentemente vai melhorar os seus jogos, porém, toma certo tempo. É bom só investir em Engines novas quando você estiver com bastante grana em caixa, já que elas vão ficando cada vez mais complexas e demoradas de se fazer.

Falando em grana, muito cuidado com a falência. Se a sua desenvolvedora começar a lançar jogos com notas baixas nas reviews, vocês podem acabar falindo mesmo. Eu lembro de quando cheguei a ter 5 milhões em caixa, com 2 funcionários, e acabei perdendo quase tudo no desenvolvimento de jogos que não foram muito bem. Quando estava com menos de 100 mil em caixa acabei lançando um jogo que acabou por fazer mais grana do que eu tinha antes. Dei sorte.

A jogabilidade é bem simples e fácil de se pegar. Não tem muito mistério. Os gráficos são extremamente simples, o jogo é leve e roda em praticamente qualquer computador.
Meu jogo mais vendido e lançado de forma independente. #XupaMainstream(?)

Game Dev. Tycoon é um jogo simples, mais voltado para a jogatina casual(sabe quando você não tá muito a fim de voltar a jogar Skyrim? Então...) e para aqueles que acompanharam as passagens de geração dos games. O charme do jogo é podermos acompanhar a vida desses consoles clássicos, desenvolvermos jogos para eles e observarmos meio que "de dentro" a formação do mercado atual com seus PCs de última geração e Playstations 4 e Xbox Ones. É um jogo simples, com mecânicas simples, não esperem mais do que isso.

Nota: 8,0 Panquecas

Correções, críticas, dúvidas aí nos comentários. Valeu.

Atos Finais