Novidades

13 de julho de 2015

Top 5 - Melhores bandas de Rock do Cinema.



Olá, seus inúteis. Nem só de SDCC vivem esses dias. Pra começar, hoje (13 de Julho) é comemorado o Dia do Rock. Pra quem não sabe, a data faz alusão ao megaevento Live Aid, que reuniu no mesmo dia inúmeras celebridades do rock em Londres e nos EUA, em 1985, como Led Zeppelin, U2, David Bowie e Queen. A data também coincide com o dia de formação do Rolling Stones.





E pra celebrar esse dia especial, o nosso Top 5 vai eleger as bandas mais memoráveis do cinema. Então leia (ou escute) essa lista que será uma viagem sonora.

5 - The Monkees

O grupo foi criado em 1965 pela rede americana NBC para rivalizar com o grupo inglês The Beatles. Para escolher os futuros astros, os produtores colocaram no jornal um classificado pedindo "quatro loucos entre 17 e 21 anos", o que resultou no aparecimento de 437 candidatos. Tiveram uma série de TV entre 1966 e 1968 e um longa-metragem para cinema chamado Head (no Brasil: "Os Monkees estão soltos").


4- The Wonders

Já a banda da nossa quarta posição foi montada para o filme That Thing You Do (conhecida no Brasil como The Wonders - O Sonho não Acabou). Seguindo a mesma linha do Monkees, a banda copiava o estilo ie-ie-iê dos Beatles, porém não passou de um single de sucesso. Uma curiosidade do filme é que a música que dá título a obra foi composta pelo diretor, ninguém menos que Tom Hanks. The Wonders experimentaram uma súbita ascensão com seu único sucesso (tornando-se uma banda One-hit wonder)




3- Citizen Dick

O grupo seguinte faz parte da realidade do filme Singles (no Brasil intitulado Vida de Solteiro), e traz em sua formação Stone Gossard, Jeff Ament e Eddie Vedder, respectivamente o guitarrista, o baixista e o vocalista da banda Pearl Jam, além do ator Matt Dillon. O nome da canção do Citizen Dick, "Touch Me, I'm Dick" é uma brincadeira com a canção "Touch Me, I'm Sick" da banda de Seattle, Mudhoney. O nome Citizen Dick é uma brincadeira com a banda de Seattle "Citizen Sane", que, também é uma brincadeira com Citizen Kane.





2- Marty McFly and The Starlighters

A banda na verdade nem leva este nome, e sim Marvin Berry and The Starlighters, e foi formado em cima da hora no filme Back to the Future (De Volta para o Futuro no Brasil). Tocaram no Baile O Encanto Submarino a canção Johnny B Goode, que serviu para conciliar justamente os pais do Marty. O final é engraçadíssimo, com Marty evocando o Van Halen e deixando a plateia perplexa, afinal era década de 50 e ninguém ainda estavam reparado para aquele tipo de solo.


1- Spinal Tap

O grupo foi formado em 1984 para o documentário-paródia This is Spinal Tap. É composto basicamente pelos atores Michael McKean (o Chuck da série Better Call Saul), Christopher Guest e Harry Shearer (o dublador do Senhor Burns, Ned Flanders e Seymour Skinner de Os Simpsons). A banda ficcional, assim como The Monkees, saiu da ficção para a vida real, gravando disco e fazendo turnês. Aliás, vai aí a dica de filme pra hoje. Se você nunca assistiu This Spinal Tap, corra atrás, pois o filme é uma verdadeira tiração de sarro com os bastidores do rock, além de uma homenagem muito justa ao gênero.



Menção Honrosa

Como o Ultra Badernista cantou a bola nos comentários, acabei me esquecendo do sensacional grupo Backebeat Band, formado só com os músicos mais gabaritados do rock (David Grohl (Nirvana) na bateria; Mike Mills (R.E.M.) no baixo; Thurston Moore (Sonic Youth) na guitarra e Greg Dulli (Afghan Whigs) junto com Dave Pirner (Soul Asylum) nos vocais). A banda foi formada para compôr a trilha do filme 5 Rapazes de Liverpool.




Então fiquem com mais uma sugestão e NÃO ENCHAM MAIS O MEU SACO. Beijos.


Atos Finais