Novidades

26 de junho de 2015

TOP 5 Clips de Michael Jackson

Is Black? Is Albino? Yeah, Yeah, Yeah!


Previsível, eu sei, mas...às vezes, a gente tem que ser. Na última quinta-feira(mais conhecida como ontem) completaram-se 6 anos da morte do Rei do Pop(Esse é Rei mesmo, diferente de outros cantores que levam o mesmo título...), e nada mais justo que a coluna homenagear a carreira desse cara que influenciou, alegrou gente pra caramba, no mundo todo. É lógico que houveram os casos e denúncias, mas é impossível negar que a arte, a música do cara era diferenciada. Até aí, Monteiro Lobato escreveu Sítio do Pica-Pau Amarelo, somente um dos maiores clássicos infantis do nosso país, se não o maior de todos. Vamos celebrar a obra...


5 - Remember The Time (Dangerous - 1991)


O que dizer desse clip? hauhauhuahauhuaha. Remember The Time foi um single do álbum Dangerous, lançado em 91. A música pode não ser das melhores da discografia de Michael, mas, o clip é caprichado. Nele, um Michael Jackson já branco paga de mago para um Faraó, interpretado pelo Eddie Murphy, e que conta ainda com o Magic Johnson fazendo figuração. No fim, o clip tem mais de 9 minutos...e o Michael, todo safo, insinua pela música e movimentos malemolentes, que já deu uns pegas na mulher do faraó...Eddie Murphy ficou bolado...


4 - Don't Stop 'Til You Get Enough (Off The Wall - 1979)


Tosco. Acho que isso já resume bem o que é esse clip. Bem, vamos dar o desconto de que era fim da década de 70 e tal...mas o que dizer do fundo bizarro, de quando Michael se multiplica...ou quando ela dá os gritinhos...é um show de vergonha alheia...mas a música é foda. Vai, você pode até não gostar..., mas é foda. A música também é marcante, pra nós brasileiros, já que ficou conhecida por muitos como a música de abertura do Video Show, e também por nos permitir ter essa paródia eterna no S2.


3 - They Don't Care About Us (HIStory - 1995)


"Michael, Michael, ELES não ligam pra gente!" Lembrou? O vídeo dessa música marcou, acredito, mais pra nós, brasileiros, do que pela pompa toda que os clips do Michael sempre tiveram. Uma música com cunho mais badernista, um pouco fora das baldas e músicas mais pops do artista. Gravado no Pelourinho, e também na Favela Santa Marta, aqui no Rio, esse vídeoclip gerou polêmica. Nos Estados Unidos, a música foi acusada de antissemitismo, além da exploração da pobreza, por ter sido filmado na favela. Se fosse em Copacabana, tava todo mundo aplaudindo, né? O Clip foi dirigido por Spike Lee, que também gerou polêmica ao negociar a segurança de Michael com os traficantes do Morro. Além de toda a polêmica, o clip tornou o Olodum conhecido mundialmente, e ainda ganhou uma segunda versão, que vocês podem conferir AQUI.


2 - Black or White (Dangerous - 1991)


O primeiro single de "Dangerous" trazia um Michael branco...dizendo que não importa se você é "Black or White". Bem, tinha como ser diferente? O Clip ainda trazia o astro-mirim da época, Macaulay Culkin, e efeitos especiais que, para a época, eram revolucionários. Sim, isso todo mundo fala...e eu tenho que falar também. Faz parte da mítica da coisa toda. O diretor desse clip? John Landis, que além de também ter dirigido o primeiro lugar desse top, dirigiu "Um Lobisomem Americano em Londres", "Os irmãos cara-de-pau", entre outros. Torçam o nariz, mas...eu gosto.


1 - Thriller (Thriller - 1983)


Também dirigido por John Landis, Thriller é um clássico. Talvez o mais clássico de toda a carreira de Michael. O Clip de mais de 10 minutos é icônico, e já foi referenciado em, praticamente, todas as mídias. Talvez você nunca tenha visto o clip, mas sabe o que está sendo referenciado naquele seriado que você assiste.

Contando com a participação de Vincent Price, e com maquiagem do recém-aposentado Rick Baker, o vídeo foi uma baita super-produção pra época, ousadia para poucos. O guiness já o listou como Videoclip mais bem sucedido da história, ele também foi o primeiro videoclip a ser registrado na biblioteca do congresso norte-americano, tamanha sua importância. É ou não é o bichão dos videoclips? Se não for, eu realmente não sei qual é.

P.S.: Aguardo Convites para Flashmobs de Thriller. De preferência, em Shoppings Centers.


Menções Honrosas:

É claro, muita coisa ficou de fora, e elas vão aparecer logo abaixo. Vocês realmente acharam que não ia rolar um Beat It por aqui?




Bad (Dirigido por Martin Scorsese)



Billie Jean



Smooth Criminal



E, finalmente, mas igualmente nostálgico e não menos importante...



Meus xuxus, esse foi o TOP de hoje. Ficou faltando algum clip aí? Então coloquem aí nos comentários. Amanhã tem Panquecast. Bom fim de semana pra nóis :)


Atos Finais