Novidades

10 de junho de 2015

" From HELL / Do Inferno " [ GRAPHIC NOVEL ] ~ Obra Infernal

The Hell within your Heart..




Sim meus amigos, depois de anos sem ler HQs, um tempo muito logo, li esta Graphic Novel por causa das conversa entre alguns chegas do HDL, Leitores do Site e até mesmo membros do HDL, ao ler esta obra eu achei...





Tentarei ao Máximo não dar Spoilers da Obra

Vou deixar claro o meu gosto, sempre fui fissurado por assuntos mórbito, Decay, morte, dor, agonia, gore, simbologias, gótico, horror, terror, as parte mais cruéis das mitologias, assuntos relacionados a alquimia, inferno e céu e outras coisas, são poucas as obras que abordam esses assuntos e que passam todo o ar pesado, desgraçado e brilhante que esses assuntos possuem. Uma das minhas obras prediletas e um dos melhores livros que eu já li que possui esse tema Infernal foi...




Se você nunca leio esta Obra Prima, lhe darei um resumo bem breve: 

O Livro demonstra 3 partes ( Paraíso, Purgatório e Inferno ), com suas estrutura escrita em contos com bases poéticas, especificadamente em Tercetos, conta a história de Dante (O próprio autor) que esta em sua jornada espiritual pelos 3 reinos espirituais, auxiliado pelo seu mentor Virgílio [Fé] ( O Autor de Eneida ).

Indo através deste resumo, o livro não passa uma grande carga literária, mas é claro que ninguém irá julgar uma Obra Prima da Humanidade pelo resumo... Assim espero. Esta Obra esta cheia de Simbolismo religioso e inúmeros traços e emaranhados de outras culturas e religiões. Mas já que é de praste, muitos leitores se interessam mais pelas imagens, então lhes deixarei uma amostra da belíssima Arte que consta nesta publicação:






Toda essa maravilhosa temática foi colocada nesta Graphic Novel de Alan Moore e Eddie Campbell de uma forma espetacular.

Nesta obra vemos a trajetória, identidade e motivações do Serial Killer, Jack, The Ripper, de uma forma densa, cruel, camadas de diálogos intra-socias, riqueza de detalhes no Âmbito psicológico do Assassino, chega bem perto de podermos chamar de uma análise Pseudo-Psicanalítica. Não Obstante, o trabalho de pesquisa em busca da verossimilidade dos fatos ali colocados e estudo, tanto por parte do Moore como Campbell, trouxe todo o ar quase didático para obra. Podemos ver que, as buscas pelas informações não foram só por parte do Moore em busca de mais aprofundamento nos personagens, mas também pelo Campbell, assim, trazendo para esta obra o ar da era do Sec. XVIII e começo do Sec. XIX, como podemos ver em algumas partes:





Alguns pontos que eu notei, a quais achei de muita valia para com o contexto, foi a habilidade do Moore de unificar contextos históricos com as suas ideias originais. Transformando assim, um simples assassino lendário em mediador de misticismo, simbolismo e mensageiro "infernal". 
Para os amantes de Simbolismo, Magia Negra, Magia, Bruxaria e até mesmo aqueles que tem um vislumbre dos assuntos mais infernais, esta obra trás de uma maneira mórbida, crua, pesada, minimalista este contexto, em certos momentos, podemos tanto ver explicitamente o uso e em outros a mensagem chega a ser subliminar tornando assim o roteiro mais inovador e por assim dizer horrendo:





Deixando o contexto do Simbolismo, nesta obra podemos vislumbrar o uso do Gore e cenas sexualmente fortes, mas todos esses acontecimentos não são colocados de maneira "Massa-Véio" e sim, contextualizadas. Por causa do uso constante dos mono-tons nesta graphic novel, as cenas dantescas chegam a impressionar amantes do gênero gore, ao meu ver são publicações que eu li e fiquei impressionado com uso de poucas variações de cores e uma arte destoante:


( Cenas +18 )










Opinião Pessoal:

Ao ler esta obra, relembrei dos filmes clássicos que abordavam este mesmo tema, como The Blair Witch Project, The Exorcist, , Rosemary' Baby, Silent Hill e etc. O roteiro é algo impecável, sempre fui fã de contos que demonstravam o lado psicológico do psicopata e suas interações com o ambiente e pessoas em sua volta, do uso de temas infernas e suas nuances simbólicas e contos históricos. Em relação a arte, no começo achei mal feita e sem intensidade, mas ao longo da história, pude perceber o porque a arte do Campbell se torna perfeita nessa obra. Para mim, From Hell foi uma das melhores publicações que eu já li em minha vida, a qual usou de modo esplendido temas mais adultos e infernais.


10 / 10 Panquecas


----------------------------------------------------------------------
Indicações. Análises, Resenhas e etc, mandem para :
hdleitores@gmail.com










~
Como vocês leitores podem observar, esta obra é para adultos, sua estrutura, seu tema, enredo e arte foram feitos para os amantes de temas mais macabros, muitas dos amantes de HQs e Graphic Novel jé demonstraram uma certa aversão a esta obra, já ouvi relatos que a mesma se tornou uma afronta para algumas pessoas mais religiosas e até mesmo mais socialmente tradicional. Devemos lembrar que, para todos os tipos de gostos devemos demonstrar respeito. 


Atos Finais