Novidades

19 de março de 2015

Luther

Pois bem, pois bem! Eae galera, beleza? Aqui quem fala é o desfalecido Pequeno Cícero Badernista, e hoje vamos falar sobre um seriado policial da BBC, estrelado por Idris Elba (o porteiro argardiano): Luther. Vamos lá:




A série, escrita por Neil Cross (que já deu seus pitacos em Doctor Who), segue a história de John Luther (Idris Elba), um detetive policial boladão, com incríveis capacidades dedutivas, mas que tem sérios problemas de personalidade, como ataques de raiva. Por isso, às vezes ele quebra um pouco o protocolo da polícia, mas tudo buscando solucionar os casos da maneira mais eficiente.

JOHN LUTHER

A série teve três temporadas: a primeira em 2010, com seis episódios; a segunda em 2011, com quatro episódios; e a terceira em 2013, com quatro episódios. Com temporadas tão curtas, o foco dos episódios fica realmente no desenvolvimento da trama, e não em plots inúteis típicos de séries longas (exceto The Good Wife).

Entre os principais personagens secundários temos Alice Morgan (Ruth Wilson), uma bela física com QI altíssimo, que entrou na faculdade com 12 anos, e que por acaso é uma psicopata que desenvolveu uma profunda amizade/paixão por Luther; Justin Ripley, um jovem policial e discípulo de Luther que veio de uma família inglesa comum e realmente acredita na polícia e na justiça; entre outros, como Martin Schenk (chefe de Luther interpretado por Dermont Crowley) e Benny Silver (amigo de Luther interpretado por Michael Smiley), que não aparecem em todas as temporadas.

JUSTIN RIPLEY
Uma das coisas mais interessantes na série são os “casos/crimes da semana” que Luther tem que enfrentar, como ricaços satanistas; jovens que matam por causa de um RPG da vida real; justiceiros que resolvem buscar vingança/justiça com as próprias mãos; etc.

ALICE MORGAN

Eae, vale? A série é uma ótima pedida, em especial por ser curtinha e por apresentar crimes que só dão dor de cabeça a John Luther. Idris Elba está bem no papel do policial, mas nada estupendo (todas as atuações da série são bem comuns, na verdade). O principal problema fica em alguns personagens irritantes (Erin) e no final meio decepcionante da terceira temporada. Mas tirando isso, é um bom seriado.


8/10 panquecas nerds

P.S.: Tem no Netflix

P.S2.: A BBC encomendou um especial novo de dois episódios que será lançado esse ano

Atos Finais