Novidades

8 de dezembro de 2014

[SPOILERS] - The Walking Dead: Análise da Terceira Temporada



Bom dia, boa tarde e boa noite! Lorde Mamilos aqui de novo, com mais uma análise de The Walking Dead. Farei as análises das temporadas mais recentes para a mais antiga. (Depois da primeira temporada, farei da quinta). Bom, vamos lá: 





A Terceira Temporada de The Walking Dead é tão polêmica quanto à Segunda. Tendo seus altos e baixos, a série mostrou basicamente a saga da prisão e do governador, tendo em foco o peso que Rick sente por ser o líder do grupo e a interação dele com os mesmos. 

Na Season Finale da Segunda Temporada eles precisam fugir da fazenda do Hershel, após a invasão de uma horda. As cenas finais da temporada mostram a prisão de longe e o grupo se virando na estrada para sobreviver. Da primeira vez que assisti, achei que Rick e os outros já tinham achado a prisão no fim da Segunda Temporada, mas no começo da Terceira é dito que ficaram 8 meses na estrada (para acelerar o nascimento de Judith, filha do Rick). 
Os primeiros episódios se resumem na galera do Rick limpando a prisão para usar de abrigo, e se virando para lidar com os presos que ficaram dentro da prisão após o Apocalipse. No primeiro episódio, Hershel é atacado por um zumbi e acaba tendo a perna amputada por Rick, em adaptação aos acontecimentos das HQs, em que Allen é atacado, amputado, mas acaba morrendo. Diferente das HQs, Hershel sobrevive. 



Após esse acontecimento, eles lidam com os presos que ameaçaram o grupo. Tomas e Big Tiny são mortos, Andrew foge e Oscar e Axel viram parte do grupo, provando que estão do mesmo lado. Essa mesma rixa acontece nas HQs, e mostram o que Rick pode fazer para garantir a sobrevivência do seu pessoal. 

Aí começa a complicar...

No fim da segunda temporada, Andrea é abandonada e salva por Michonne. Elas acabam ficando na estrada e veem um helicóptero cair. Essa parte na HQ é o começo da saga do governador, onde Rick, Glenn e Michonne vão atrás do helicóptero e acabam encontrando Woodbury e consequentemente, o Governador. Rick perde a mão, Michonne é estuprada e tudo mais, enquanto na série... Andrea e Michonne são bem recepcionadas, tratadas e cuidadas. WHAT? Quem leu a HQ sabe que o Governador nunca faria isso. Ele não gasta recurso atoa. "Chegaram novos sobreviventes em Woodbury? Servem pra alguma coisa? Tem alguma informação? Não? COMIDA DE ZUMBI! 



O Governador dos quadrinhos acolhe o pessoal que tem informação, investiga, colhe os suprimentos acaba com a ameaça e depois mata. Aqui já começa as incoerências que deixam os fãs irritados. 

Mais uma vez, a terceira temporada é contraditória. Michone foge de Woodbury porque não confia no Governador, este, manda Merle atrás da samurai. No caminho, Merle encontra Glenn e Maggie e os leva à Woodbury para colher informações. Michonne chega na prisão, e se junta à galera do Rick.

Enquanto isso, a série tenta arranhar a personalidade do Governador, e mostra ele assassinando os militares para conseguir suprimentos, carros e armas. Devo citar aqui, que eu acho que o Governador da série tem algum tipo de hack pra desviar os tiros, pois mais de uma vez nós o vemos em meio à um tiroteio sem usar colete e sem se proteger. Acredito que seja pra mostrar pros espectadores da série, que o ele é fodão, mas falha, pois em nenhum momento nessa temporada você teme o que pode acontecer com o grupo. 



Continuando.
O prisioneiro que fugiu, Andrew, arma um plano "genial". Soltar vários zumbis na prisão para tomá-la de volta... Boa campeão! O que esse cara pensou? Que ele e mais dois caras limpariam a prisão e sustentaria aquele lugar de boa? Ai, ai... A galera do Rick, como sempre, resolve o assunto. 
Enquanto isso, em Woodbury... Nossa, essas partes com a Andrea tentando se decidir se fica ou não, indo pra cama com o Governador e virando bitch dele é extremamente chata. A personagem foi má utilizada na temporada inteira, pra no final, morrer da maneira mais ridícula da série. 

No ataque à prisão T-Dog morre (é mesmo? Foda-se! É o um dos piores personagens já feitos pra série, ninguém se importa), Carol é considerada morta, mas depois é encontrada, e Lori morre. 
Na saga do Governador da Hq, a morte de Lori é extremamente impactante, pois ela é assassinada junto com a filha na fuga da prisão. Depois que a Judith nasce, Lori e Rick temem pelos sobreviventes da prisão que tem um histórico de serem pedófilos e com o dilema de cuidar de um bebê em um mundo daqueles. A morte das duas deixa Rick louco e paranoico, transformando ele em uma pessoa que não se importa com nada além do filho. 


Enquanto na série, Maggie faz o parto de Lori e Carl atira na mãe pra ela não voltar. Depois, Rick vai atrás de Lori e só encontra um zumbi de barriga cheia... WHAT? O zumbi comeu até os ossos da mulher? E ficou de barriguinha inchada depois do almoço? Putz, foi difícil aguentar isso. A única coisa boa é que nos livramos da Lori "chata pra caralho" Grimes. 

Tanto no jogo quanto na série, Rick fica doido e começa a falar com os mortos pelo telefone. Porém, eles estão fora da prisão, e a saga do Governador acaba ali. Já na série, eles continuam pra prisão por causa da merda da Andrea e do conflito com o Governador. Porque se ela não estivesse em Woodbury, a prisão já tava destruída e o pessoal estaria separado. 

Rick e os outros vão à Woodbury salvar Glenn e Maggie, Michonne confronta o Governador e os dois lutam. O déspota e a samurai se arrebentam, ele fica cego de um olho e ela, com concussões. A série deu uma aliviada nessa parte, pois nos quadrinhos, a "luta", ou melhor, a vingança de Michonne é bem pior:


Resultado: Castrado com uma colher, artérias furadas, braço decepado e olho arrancado. 
Vale ressaltar que o artista da Hq mudou a partir da segunda edição. A primeira edição foi ilustrada por Tony Morre e da segunda pra frente, Charlie Adlard. Esse artista é muito bom nas expressões faciais e nas cenas de ação e "gore".

Surpreendentemente o Governador sobrevive e resolve se vingar atacando a prisão, decapitando Tyreese e matando muitos outros membros do grupo. Na série, isso só viria acontecer na quarta temporada. 

Voltemos à série. 
Após a invasão de Woodbury e o salvamento de Glenn e Maggie, Daryl e Merle se isolam e começam a viver na estrada, para logo depois se juntarem ao grupo da prisão. O Governador ataca a prisão, causando pouco dano e fugindo satisfeito. Andrea foge de Woodbury e vai até Rick pedir que o grupo se renda ou fuja, pois o Governador vai voltar com força total. Ela volta para a cidade com a promessa de matar o déspota, mas desiste. 

O grupo, temendo mais um ataque do Governador, vai à cidade em busca de armas e suprimentos e acabam encontrando Morgan. Depois da morte do seu filho, ele ficou louco e obcecado em matar os zumbis, montando dezenas de armadilhas em volta do prédio em que se alojou. Rick, Michonne e Carl pedem armas emprestadas pra Morgan, ele empresta, mas diz que não irá com eles.

Rick e o Governador se encontram em um galpão para discutir uma trégua. Philip Blake pede que Rick lhe dê Michonne como a única maneira de fazer trégua. Na volta à Woodbury, Andrea é mantida refém e torturada pelo Governador (Achei que ela seria a pessoa a ser decapitada para intimidar o grupo da prisão, ao invés de Tyreese). 


Os dois últimos episódios, que deveriam ser os melhores, acabam sendo brochantes. Merle sequestra Michonne para entregar ela ao Governador e acabar de vez com a guerra, mas acaba tendo um momento de redenção e à deixa ir embora. Depois, ele atrai vários zumbis para o local em que Michonne seria entregue, com o intuito de matar o Governador, mas falha. Acaba morrendo e virando zumbi. Daryl o mata depois. 

Um dos melhores personagens da série, jogado fora. 

O Governador junta todos os seus seguidores e vai atacar a prisão, lá, encontra ela vazia... It's a trap! Rick e os outros soltam vários zumbis em cima do grupo de Woodbury, e começa um tiroteio que espanta os invasores. O Governador fica frustrado e mata todos o seu grupo, para mostrar que é locão.

Rick e os outros vão a Woodbury para revidar mas não acham os invasores, apenas Andrea, mordida por um Milton Zumbi (não comentei nada sobre esse personagem? Pra vocês verem como ele é relevante...) e ela se mata para não voltar. A temporada acaba com o grupo de Rick levando o que restou do pessoal de Woodbury para a prisão e assim começa a quarta temporada.

Resumindo, a Terceira Temporada prometeu ser a mais foda de todas por ser a adaptação da saga mais foda das hqs (até agora), mas acabou sendo frustrante.

Pontos Negativos:
Personagens mal aproveitados;
Episódios sem nenhum desenvolvimento;
Más atuações;
Não há climax no fim da temporada.

Pontos Positivos:
Michonne é bem desenvolvida (o conceito dela ter alucinações é brevemente citado);
Daryl e Merle acabam sendo os personagens mais atrativos nessa temporada, os irmãos Dixon crescem em personalidade;
Adaptações de mortes e acontecimentos (até o meio da temporada).


Foi uma temporada complicada de aguentar, com uma expectativa gigante e uma frustração maior ainda: Nota 6,5.






Atos Finais