Novidades

12 de novembro de 2014

[SPOILERS] The Walking Dead: Análise da Quarta Temporada


Bom, primeiramente é um prazer estar nesse antro de profissionais, bacharéis, doutores e nobres diplomatas, para falar dessa série que eu mal conheço e já considero pak4s. Neste post falarei principalmente da quarta temporada de The Walking Dead e relacionarei os acontecimentos com os quadrinhos.

A terceira temporada se encerra com Rick e os outros retornando pra prisão depois de uma "guerra" com os habitantes de Woodbury. Após o embate, o Governador endoida e mata praticamente toda a sua patota. 

Começarei com alguns acontecimentos anteriores... Governador tentando invadir a prisão, morte ridícula da Andrea, momento de redenção do Merle, morte da Lori (o zumbi roeu até os ossos da piranha), e o final à moda caralha para o Governador.

"Say hello to my little friend" SQN
Eu vejo essa atitude do personagem como uma alusão à loucura que é o Governador das Hq's, um louco de pedra com tendências homicidas. Na minha opinião isso foi totalmente jogado pois, em comparação com a sua contraparte dos quadrinhos, Brian Blake, o Governador, ficou muito à desejar... Em geral, foi uma temporada inteira de bravata sobre o personagem, dando esperança aos fãs de que a série ficaria no nível dos quadrinhos... 

"Tchau Lori, já vai tarde!"
"iiiiiiiihhhh"
A temporada acabou e nada demais aconteceu... Se você assistisse o primeiro episódio da terceira e emendasse com o primeira da quarta temporada, daria no mesmo.
Enfim, comecemos a falar da quarta temporada. 

Para mim, essa foi a melhor das quatro, sem dúvida. Ela cresceu muito na qualidade, talvez devido às críticas do Season Finale covarde da terceira.
A série começa com a galera do Rick passando a cuidar da prisão, além de apenas habitá-la. Podemos notar que há celeiros e chiqueiros para porcos na área aberta da prisão, e o pessoal refugiado de Woodbury passa a morar com o pessoal principal. E é aí que a merda acontece... 
Um dos refugiados, Patrick (o amigo do carinha que mora logo ali), acaba contraindo uma forte "gripe" (flu, no original), que causa entupimento das vias áreas por sangue coagulado e levando à morte em poucas horas, e consequentemente, reanimando a pessoa como zumbi. 

"Porra amigo do carinha que mora logo ali, que merda que tu fez?"
Acontece que o cara morre, volta como zumbi no bloco D e toca o puteiro. Uma galera acaba sendo transformada, morta e o vírus se espalha na prisão. Achei esse plot do vírus fatal muito interessante, colocando todos os personagens em movimento (até a irmã do Tyreese, Sasha, tem um papel nisso tudo).
A namorada de Tyreese, Karen, acaba ficando infectada e isolada em uma cela, por estar com alto risco de morte. No fim do episódio (S04E02), ele encontra o corpo carbonizado na namorada, o que acaba por provocar sua fúria. Esse acontecimento, com certeza se relaciona com o suicídio da filha de Tyreese nos quadrinhos, que torna o personagem perturbado por um tempo e causando um conflito com Rick. Esse conflito, acontece na série também, e eu achei muito bacana. Depois, Michonne, Tyreese, Daryl e Bob saem em busca de suprimentos e acabam encurralados pelos errantes. Tyreese, perturbado com a morte da namorada, não mostra vontade de sobreviver e acaba cercado pelos zumbis. Será que morreu? 

HQ V SÉRIE: DAWN OF ADAPTATION
Como nas Hq's o cara sai ileso e arregaça os errantes! Uhul! Até que enfim, Tyreese fazendo algo foda.
No mesmo tempo, Rick descobre que foi Carol quem matou Karen, que alega querer estar protegendo todo mundo da infestação (tá certa ou não tá?). Os dois, Rick e Carol, saem em busca de suprimentos e ele pede para que ela não volte para a prisão, alegando que só quer a proteção do seu grupo (olha que filha da puta, veja você).
Uma horda de zumbis acaba invadindo a prisão, atravessando uma cerca que cede com o peso deles. Ao mesmo tempo, alguns infectados de dentro da prisão morrem e se tornam zumbis, causando um puta puteiro do caralho. Neste episódio (S04E05), Hershel aparece como fodão, cuidando da galera e não se importando em se infectar. Acredito que seja para comoverem os espectadores, para que os acontecimentos dos próximos episódios sejEm marcantes.
No fim do episódio aparece o Governador observando a prisão!!!

"Grandes merrrda ser Governador, e além de Governador é eunuco!"
Os próximos dois episódios são de flashbacks do Governador, e o que aconteceu com ele após a tentativa falha de tomar a prisão. Ele é abandonado pelos últimos da sua equipe e passa a vagar, sem perspectiva.
Brian (Philip, na série), acaba encontrando uma família de sobreviventes, duas irmãs, a filha de uma delas e o avô da garotinha, pai das duas irmãs. Brian é bem recebido pelo pequeno grupo, e acaba fazendo parte dele. O avô morre e eles decidem partir. No caminho, eles dão de cara com uma horda de errantes e precisam correr para se salvarem. Na fuga, Brian cai em uma trincheira, e é ameaçado por zumbis dentro dela. Ele consegue matá-los e protege a menina, vendo nela, a filha que perdeu. Brian percebe que aquela trincheira foi colocada de propósito, e dá de cara com um dos seus antigos parceiros, que agora é líder que um pequeno acampamento na região. O Governador acaba por integrar o grupo, e rapidamente assume o controle do acampamento e, após um pequeno ataque zumbi à sua "enteada", ele decide que precisa tomar a prisão, uma vez mais. 

No segundo ataque à prisão o Governador sequestra Michonne e Hershel, e para provar para Rick que dessa vez ele não está brincando, decapita Hershel com a espada de Michonne, transformando a prisão em um campo de batalha. 

"Aff, não tenho cabeça pra isso."
Interessante observar que essa cena é inspirada na morte de Tyreese nas hq's, que é decapitado pelo Governador, com o mesmo propósito, intimidação. Eu considero essa adaptação muito corajosa, pois na série, o Tyreese ainda não tem a importância que ele tem nas Hq's (rezo para que ele cresça na série), e por isso, sua morte não seria tão impactante. Ao matar Hershel, o impacto nos espectadores é da mesma intensidade, e ainda se livram de um empecilho, pois o patriarca da família Greene não se daria muito bem no decorrer da temporada
O pau quebra e a galera se divide. O Governador e sua patota destroem a prisão, chamando a atenção dos errantes que circundavam a região da prisão. Agora a guerra acontece entre o grupo do Rick V Governador V Errantes. O grupo principal da prisão se divide, Michonne mata o Governador com uma estocada nas costas (ui), e a prisão fica no caos.

"Corre negada!"
Os episódios seguintes retratam a caminhada do pessoal que se espalhou, até o encontro de (praticamente) todos no final da temporada. São eles:

Rick, Carl e Michonne: Rick sai vazado com seu filho, não se importando com os outros (lê-se, pouco se fudendo). Passam um tempo na estrada, e os dois encontram uma casa vazia, com uma vizinhança rica em suprimentos. Eles ficam um tempo lá para se recuperarem. Rola um momento de independência do Carl, onde ele se considera foda demais e acha o pai dele um fraco, mas depois muda de ideia. Como qualquer adolescente, ele não tem nada na cabeça. Michonne se junta à eles mais tarde, depois de um tempo perturbada e andando entre zumbis novamente. Um grupo de Rednecks invadem a casa que eles estão abrigados, o que os obriga a fugir do local. Na fuga, Rick mata um dos Rednecks.

Tyreese, Judith, Lizzie, Mica e Carol: Tyreese sofre na mão das duas pirralhas orfãs (que são adaptações dos gêmeos Ben e Bily, filhos de Allen, das Hqs) e ainda tem que aguentar a bebê, que morre junto com a mãe nos quadrinhos. Falando sério, bebês não se encaixam nessa série. Enfim, inicialmente, os quatro fogem pela floresta arranjando altas confusões com essa galerinha do barulho. Depois, encontram Carol no caminho e seguem viagem. Ao decorrer da viagem a irmã mais velha, Lizzie, que já havia mostrado tendências sociopatas, vai ficando cada vez pior, achando que os errantes são só pessoas e que não tem nada demais em ser um deles. Com isso, ela mata a própria irmã, alegando que ela irá voltar. Carol decide então, matar Lizzie para garantir a sobrevivência do grupo. Tá aí mais uma adaptação que eu gostei muito, pois o mesmo acontece com os gêmeos Ben e Billy. Tyreese e Carol decidem ir rumo à Terminus, que parece ser um local seguro.

Maggie, Sasha e Bob: Nada demais acontece, eles seguem as mesmas placas que indicam Terminus como um local seguro. Maggie deixa pistas para Glenn ir para Terminus também.

Glenn e Tara: Os dois ainda se encontravam na prisão, fogem juntos e acabam conhecendo Abrahan, Eugene e Rosita. Abrahan diz aos dois que Eugene sabe o que pode acabar com o Apocalipse Zumbi, e que levará o gênio cientista (que eu acho que é só um nerd virjão) para Washington D.C., onde dizem haver uma resistência. Eugene faz merda, fudendo o caminhão militar de Abrahan, e eles decidem acompanhar Glenn até Terminus. Eles acabam se se encontrando com Maggie, Sasha e Bob.

Daryl e Beth: Ah... Foram episódios bem chatos. Aliás, essa Beth é bem chata no seriado. Nem a presença do Daryl salva os episódios. Enfim, eles enfrentam altas confusões e Beth é sequestrada por um carro preto. Daryl fica desolado e se junta aos rednecks que invadiram o abrigo de Rick e Carl. Os rednecks encontram Rick e querem matá-lo, mas o grupo revida e Rick ultrapassa os limites da humanidade para salvar a vida do seu filho. Mas no fim, da tudo certo e agora Daryl se junta à Rick, Carl e Michonne rumo à Terminus.

"Aqueles que chegam, sobrevivem!"
Como deu para perceber, todos encontram caminho até Terminus através dos trilhos de trem que haviam perto da prisão. Glenn e a sua galerinha são os primeiros a chegarem lá e são bem recebidos... SÓ QUE NÃO. Rick e sua patota do mal chegam à Terminus também, só que do jeito certo, invadindo. Eles encontram um cara chamado Gareth, que diz ser o administrador do local. Gareth leva eles até o pátio e Rick percebe que os habitantes de Terminus estão usando as roupas de seus amigos. É revelado que Terminus não é uma área segura porra nenhuma, e sim um bando de malucos canibais que se divertem caçando humanos. Essa parte da temporada é uma adaptação do pequeno arco dos caçadores canibais dos quadrinhos. A temporada acaba com todo o grupo sendo cativo dos canibais. Apenas Tyreese e Carol não chegam no "Terminal", o que será de grande ajuda na próxima temporada...

Ufa! Falei demais. Poucos de vocês irão ler tudo isso, mas tudo bem. Dou nota 9 pra essa temporada, pois ela me agradou bastante. Estão trazendo o espírito dos quadrinhos de volta para o seriado, e isso é muito bom. Pelo que eu vi da Quinta Temporada, a qualidade não vai cair.

Espero que gostem da resenha! Abraço!

Pra finalizar, Regra 13 de leve:



A Lauren Cohan é demais... 



Atos Finais