Novidades

6 de novembro de 2014

ACABOOOOU! ACABOOOOOU! O "FIM" DE NARUTO!

Uma hora tudo acaba... ou eu estou errado?


Pois bem, pois bem! Eae cambada, aqui quem fala é o Pequeno Cícero Badernista, e hoje vamos falar sobre o fim de Naruto! Sim, o mangá finalmente chegou ao fim, na edição 700, depois de 15 anos! Então vamos falar um pouco sobre os últimos capítulos do mangá e o que pode acontecer daqui pra frente na história desse NINDJA!


 RESUMO: o mangá segue a história de Naruto Uzumaki, um ninja que vive num mundo formado por nações cheias de ninjas. Mas o que faz ele tão especial? Bem, é que uma espécie de demônio foi selada dentro dele quando ele era pequeno (isso aí, Naruto também tem rituais macabros!), e justamente por isso, as pessoas de sua vila/cidade têm receio de se aproximarem do jovem. Mas o garoto resolve cagar pra esse preconceito e busca ser o maior ninja de todos, todos! Assim, com o tempo ele vai ficando mais forte e conseguindo mais amigos...

... paralelo a isso, conhecemos Sasuke Uchiha, um jovem que mora na mesma cidade de Naruto e que também vive solitariamente, mas por outro motivo: a família dele foi toda assassinada, o que levou o garoto a criar uma sede por vingança. Por ambos viverem uma vida isolada, eles acabam criando desde pequenos uma rivalidade, misturada com doses de companheirismo (e segundo alguns, tensão sexual). Mas enquanto o jovem Naruto cresceu pelo o “poder da amizade e do amor”, Sasuke evoluiu através da vingança e do ódio.

A relação dos dois é o foco principal da história, mas, além disso, tem também o bom clichê de um vilão que só quer A CONQUISTAAA! A CONQUISTAAA! Assim, Naruto e Sasuke são levados a se unirem contra esse poderoso inimigo que quer controlar o mundo inteiro e, olha aí veja você, eles conseguem derrotar ele!



O FINAL: após derrotarem o terrível adversário, os planos de Naruto e Sasuke voltam a entrar em conflito, pois enquanto aquele planejava lutar por um mundo pacífico em que todas as nações fossem unidas pela a amizade, este preferia um mundo em que os países se unissem por causa de um inimigo comum (esse inimigo seria o próprio Sasuke). Como Naruto não permite esse caminho de ódio, Sasuke resolve matar o amigo/inimigo, para poder seguir com seus planos. E assim começa a última luta dos dois. Com o passar da batalha, os dois ficam exaustos, e resolvem reunir suas forças pra um último ataque final. Devido a este derradeiro golpe, os dois perdem um braço. Ao ver o sacrifício que o amigo se dispôs a fazer, Sasuke reconhece que perdeu, além de perceber que não poderia nunca cortar os laços de amizade que o ligavam a Naruto.

Passado uns anos, vemos que Naruto finalmente virou o maior ninja de sua nação, o presidente dela (o Hokage) e Sasuke foi perdoado por seus crimes e está desbravando o mundo, em busca de redenção. Além disso, fica claro que pelo menos o braço do Naruto foi recomposto através de uma técnica ninja.

 Quanto aos outros personagens, que acho que interessa mais a quem conhece minimamente o universo do Mangá: Sakura (terceira integrante do grupo ninja do Naruto) teve um relacionamento com o Sasuke e tiveram uma filha (Sarada); Naruto casou com Hinata e tiveram um filho e uma filha (Boruto e Himawari); Kakashi (mestre do Naruto) foi o Hokage anterior ao Naruto, e agora só vive como um velhinho curtindo a vida, junto com o Gai; Shikamaru, que é conselheiro do Naruto, teve um filho com a Temari (Shikadai); A Ino casou com o Sai e tiveram uma filha (Inojin); o Choji casou com a Karui e tiveram uma filha (Chouchou); Anko tá gooorda; Shino vira professor; Rock Lee vira um Gai da vida e começa a treinar um garoto idêntico a ele, também; Tenten abre uma loja de armas; Gaara continua como Kazekage, tendo Kankuro como guarda; Kiba está de boa com o Akamaru já idoso; mostra a filha do Asuma, que atua como guarda dos hokages, e a Kurenai; Os antigos kages estão agora só descansando, e deram seus cargos aos seus ex-guardas (exceto o Gaara e a Tsunade, que foi sucedida pelo o Kakashi); Killer Bee está apenas meditando; Shizune é assessora de Naruto; Konohamaru é professor, e os outros membros de sua equipe são ajudantes de Naruto; Iruka (primeiro professor de Naruto) parece ter se aposentado de seu cargo de professor; e, por fim, encerra mostrando uma reunião dos cinco kages em Konoha.

Muitas informações sobre vários personagens, né? E tudo isso foi no último capítulo!



VALEU OU NÃO VALEU? Bem, foram 15 anos de história que finalmente chegou ao fim. Apesar do tempo, do alongamento do roteiro e de alguns clichês da história (como a relação de amizade/ódio dos protagonistas), diria que foi algo que valeu ser acompanhado. Até mesmo pelo o próprio gênero do mangá, que não se pretende a revolucionar a indústria, mas apenas ser uma história divertida, com boas lutas e, se possível, um enredo interessante. E Naruto conseguiu ter tudo isso, sendo o bom e velho “me diverte”. Da minha parte, recomendo acompanhar a história não pelo o mangá ou pelo anime, mas sim pelos os jogos. Assim, aquilo que pode ter se alongado demais no papel é reduzido nos games, mantendo-se o foco mais no básico da trama e nas lutas. Esperem um 6 meses que deve ser anunciando um novo jogo acompanhando toda a saga.



E NARUTO ACABOU MESMO? Claro que não, seu bobo! Dá dinheiro! Ou você acha que aquele final corrido foi por que a escrita do autor é medíocre (beeem...)? É claro que ainda tem muito material pra ser utilizado, muita coisa a ser contada. Além de diversos jogos que devem ser lançados daqui pra frente (que nem acontece com Dragon Ball), já temos um novo filme anunciado pra 6 de dezembro, chamado The Last: Naruto the Movie. Este filme, que apesar de ser o 10º, é o primeiro canônico, se passa antes do último capítulo do Mangá (o Naruto ainda não é Hokage), e é o início do “Start of a New Era Project” (“Projeto Início de uma nova era”), que deve ser uma nova leva de produtos do universo do mangá. Além disso, no mangá 700, enquanto Sasuke caminha por uma floresta, ele parece notar a presença de alguém o vigiando, o que pode ser um futuro adversário. Por fim, a última página do capítulo 700 já indica que teremos algo novo na próxima primavera...

Então é isso aí, galera. Quando o mangá do Boruto acabar daqui a 15 anos (tal pai, tal filho), eu faço outro post pra vocês! Até!

Atos Finais